Quem sou eu

Minha foto
Lagoa Grande, Minas Gerais, Brazil
"Ser catequista é ser jardineiro de gente”. Catequizar, portanto, é isso, cuidar da planta da fé que nasce do jardim de Deus, cujos jardineiros somos nós catequistas, pais, sociedade e Pároco. Catequizar é uma arte... seja você um artista!

sábado, 4 de junho de 2011

A SANTA MISSA

                                                                            A  SANTA  MISSA
A Santa Missa é a celebração da Vida e em cada Ritual celebramos o mistério da nossa fé e salvação em Cristo Jesus. Nossa preparação para a Missa começa em casa.Para isso são necessários alguns cuidados:
a)          Levar a Bíblia e o boletim de presença. Não se esqueça de marcar as leituras da Bíblia em casa, para não ficar perdido, durante a missa.
b)          Para ir à casa de Deus devemos usar roupas discretas e decentes, que demonstrem o nosso respeito para com Deus, para com o nosso corpo, e para com os irmãos.
c)          Chegar na Igreja 15 MINUTOS ANTES DO HORÁRIO da Missa, para se acomodar bem e se preparar para a Celebração. NUNCA  DEVEMOS CHEGAR ATRASADOS!
d)          Ir ao banheiro ou beber água ANTES de começar a Missa, para evitar sair durante a celebração da Missa, a não ser em caso de emergência.
e)          Ao entrar na casa do Pai, fazemos o sinal da cruz e uma prece a Deus. Não esquecer de rezar uma Ave-Maria para Nossa Senhora!
f)          Enquanto aguardamos o início da Missa, permanecemos sentados em silêncio, preparando o coração para a celebração da Missa. Nunca conversar em voz alta na Igreja, pois é falta de respeito.
1.          Ritual de entrada: Cantamos para expressar alegria por estar reunidos com os irmãos para louvar, agradecer e adorar a Deus, que vem ao nosso encontro através de Cristo, representado pelo Sacerdote, que nos cumprimenta em nome da Santíssima Trindade: Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo.
2.          Ato Penitencial: É momento de refletir, fazer um exame de consciência, se arrepender e pedir perdão de nossas faltas, com o firme propósito de mudar de atitude.
3.          GLÓRIA: Após receber o perdão dos pecados, agradecemos e glorificamos a Deus cantando o Glória.
4.          Rito da Palavra: Deus se comunica conosco, através das 3 leituras da Missa. Através da 1ª e da 2ª leituras, vemos a manifestação do amor e do poder de Deus na trajetória de Seu povo. Através dos Salmos nós louvamos e agradecemos a Deus pelas suas maravilhas e no Evangelho (Boa Nova) recebemos os ensinamentos de Jesus. A Palavra de Deus nos transforma!
- Na homilia, o Sacerdote faz uma reflexão sobre as leituras, resume a mensagem de Deus e a adapta para a nossa realidade, fornecendo orientações para nosso crescimento espiritual.
5.          creio ou profissão de fé: O Creio é a oração que resume os fundamentos da nossa fé. Ao rezar o Creio estamos confirmando nossa fé e o compromisso com Cristo, assumido no Batismo.
6.          Oração Comunitária: Nesta oração a comunidade eleva seus pedidos a Deus, conforme as necessidades.
7.          Ofertório: Colocamos sobre o altar alimentos para os pobres, uma pequena parte do que conquistamos com nosso trabalho (dinheiro) para ser abençoado por Deus, e também toda a nossa vida para ser consagrada. O sacerdote oferece a Deus tudo o que é colocado no altar.
8.          Oração Eucarística: Este é o momento mais importante da Missa, onde revivemos a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo e ocorre o milagre da Transubstanciação (a hóstia consagrada se transforma no corpo e sangue de Cristo).
* A CONSAGRAÇÃO: Esse momento é sagrado! Devemos permanecer em silêncio, com seriedade, prestando muita atenção no que está acontecendo no altar. Após cantar o “Santo”, nos ajoelhamos como sinal de respeito, pois estaremos atualizando o sofrimento de Cristo na Cruz. O sacerdote faz a consagração da hóstia, transformando o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo. No instante em que o Sacerdote levanta a Hóstia, dizendo: “Este é o Meu Corpo, tomai e comei ....”, devemos ficar “de olhos bem abertos”! Quando o sacerdote se ajoelhar, nós devemos “abaixar a cabeça”, em sinal de respeito, por que estamos recordando a morte de Jesus Cristo.
* Este é o momento ideal para fazer um pedido a Jesus, ou mesmo agradecer a Ele por seu amor!
9.          Oração dos Fiéis: após a consagração,  nós adoramos a Deus e pedimos pela nossa vida, pela nossa comunidade, pelos que partiram desta vida e pela unidade de nossa Igreja, para dar bom testemunho Jesus Cristo.
10.   Pai Nosso:A oração que Jesus nos ensinou. É a mais completa de todas e nos torna irmãos em Cristo.
11.   Saudação da Paz: Saudamos-nos uns aos outros, desejando a “Paz de Cristo”, a verdadeira paz!
12.   Piedade: Pedimos “Piedade” 3 vezes, para frizar que só Deus tira os pecados do mundo, através de Jesus, que é o Cordeiro de Deus.
13.   COMUNHÃO: A mesa está posta e o alimento preparado: pelo Sacramento da Eucaristia nos unimos a Cristo, e recebemos a força necessária para enfrentar as lutas da vida.
14.   DESPEDIDA: O sacerdote diz: -“Vamos em paz e que o Senhor vos acompanhe” e nos abençoa em nome da Santíssima Trindade.  Cheios da graça de Deus, estamos prontos para praticar durante a semana tudo o que aprendemos na Santa Missa.
15.   ENCERRAMENTO: A missa só acaba quando termina o cântico final. Só então devemos sair da Igreja ou, se não houver música, somente depois que os ministros, os coroinhas e o Sacerdote tiverem deixado o altar.
16.   COMO SAIR DA IGREJA: Devemos sair com calma, sem pressa nem atropelos, sem barulho nem tumulto, respeitando os irmãos que também estão saindo da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário