Quem sou eu

Minha foto
Lagoa Grande, Minas Gerais, Brazil
"Ser catequista é ser jardineiro de gente”. Catequizar, portanto, é isso, cuidar da planta da fé que nasce do jardim de Deus, cujos jardineiros somos nós catequistas, pais, sociedade e Pároco. Catequizar é uma arte... seja você um artista!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

MENSAGENS

Perdoar

Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e o comportamento eram uma decepção para seu pais que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.
Um belo dia, o bom pai lhe propos um acordo: Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade lhe darei então um carro de presente.
Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel. Isso era mau.
O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Assim, o grande dia chegou. Fora aprovado pra o curso que almejava. Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração.
O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel. Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente. Crendo que ali estavam as chaves do carro. O rapaz abriu emocionado o pacote. Para sua surpresa, o presente era uma Bíblia. O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse.
A partir daquele dia, o silêncio e distância separavam pai e filho. O jovem se sentia traído, e agora, lutava por ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade. Raramente mandava notícias à família.
O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. Até que um dia o velho, muito triste com a situação,adoeceu e não resistiu. Faleceu.
No enterro, a mãe falou-lhe da Bíblia que tinha sido o último presente do pai. Devolta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, quando finalmente abriu o livro, notou que havia um envelope dentro dele. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. A carta dizia:
-- " Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para você, escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: A Bíblia Sagrada! Nela aprenderás o Amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer de recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência."

Corroído de remorso, o filho caiu em profundo pranto. Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. Isto leva a erros terríveis e a um fim ainda pior. Antes que seja tarde, perdoe aquele a quem você pensa ter lhe feito mal. Talvez se olhar com cuidado, vai ver que há também um cheque escondido em todas as adversidades da vida.


Mensagem enviada por: Fernanda - Piracicaba

O FILHO PRÓDIGO

Uma das parábolas mais conhecidas de Jesus é a do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32). Trata-se da história de um rapaz que pediu ao seu pai a sua parte na herança, e partiu para uma terra distante. Lá passou a viver dissolutamente, desperdiçou os seus bens e padeceu necessidades. Para sobreviver, foi para o campo cuidar de porcos e desejava alimentar-se com as bolotas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, disse:
- Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão e eu aqui passando fome! Levantar-me-ei e irei ter com o meu pai e lhe direi: Pai pequei contra o céu e perante ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos empregados.
Levantando-se, voltou para a casa do pai. Ainda longe, o pai o avistou e movido de íntima compaixão, correu ao seu encontro e lançou-se ao seu pescoço e o cobriu de beijos. Então o filho lhe disse:
- Pai, pequei contra o céu e perante ti, já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai falou para os criados:
- Trazei depressa a túnica mais preciosa e vesti nele, ponha no dedo um anel e sandálias nos pés. Trazei um bezerro cevado para matar e comamos alegremente, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, tinha-se perdido e foi achado.

E celebraram com festa!

Jesus contou esta ilustração para demonstrar o amor de Deus pelo pecador que reconhece o seu estado de miserabilidade, que confessa o seu pecado e que se volta arrependido para os braços acolhedores do Pai Celestial. No aspecto espiritual, o homem estava morto enquanto vivia no pecado, mas nasceu de novo ao morrer para o pecado. Ao voltar-se para Deus, tornou-se nova criatura. As coisas velhas ficaram para trás e tudo se fez novo para o filho pródigo. No aspecto material, o texto revela, também, o amor de um pai pelo seu filho. Mesmo diante de uma ingratidão, de uma grande decepção, o pai é o ombro amigo, é o peito afável que está sempre disposto a receber carinhosamente o filho amado. O pai se orgulha com o sucesso do filho e só deseja a sua felicidade, seja qual for o aspecto da vida.

Filhos, coloquem-se no papel do pai da presente ilustração e tentem vivenciar sua angústia pela falta de notícias, a sua preocupação por não saber do paradeiro do filho, a imensidão da sua saudade, da sua esperança de um dia reencontrar o filho perdido, e por fim o tamanho da alegria do pai pela volta desse filho. Reflitam sobre a atitude do pai ao celebrar com alegria aquele momento de felicidade com o filho que estava "morto" e que "reviveu". Tentem entender como funciona o coração de um pai que verdadeiramente ama o seu filho. Filhos, honrem os vossos pais para que se prolonguem os vossos dias sobre a face da Terra.


Por isso diariamente diga para o seu pai:
- PAI, EU TE AMO!
Victor Hugo Oreenhalgh

A flor da honestidade



Conta-se que, por volta do ano de 250 ªC, na China, um príncipe da região norte do país estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.

Sabendo disso, resolveu fazer uma “disputa” entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de ser sua esposa.

No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia todas as pretendentes numa celebração especial, e lançaria um desafio. Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua filha nutria um sentimento de profundo amor pelo jovem.

Ao chegar em casa e relatar à moça, espantou-se ao saber que ela pretendia ir à celebração e indagou, incrédula:

- Minha filha, o que você fará lá ? Estarão presentes as mais belas e ricas moças da corte. Tire essa idéia insensata da cabeça. Sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o seu sofrimento uma loucura.

E a jovem respondeu:

- Não, querida mãe, não estou sofrendo, e muito menos louca. Sei que jamais poderei ser a escolhida, mas será a oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do meu amado. Só isso já me torna feliz.

À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e as mais determinadas intenções. Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio:


- Darei a cada uma de vocês uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será a escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.

A proposta do rapaz não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava a especialidade de “cultivar” algo. O tempo passou, e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava de sua semente com muita paciência e ternura, pois sabia que, se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisaria se preocupar com o resultado.

Passaram-se três meses e nada brotou.

A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas em vão. Por fim, os seis meses se passaram sem que nenhuma planta tivesse surgido.

Consciente do seu esforço e dedicação, a moça comunicou à mãe que, independente das circunstâncias, retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe.

Na hora marcada ela estava lá, com seu vaso vazio, em meio a todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores.

A jovem estava admirada; nunca havia presenciado tão bela cena. Finalmente, chegou o momento esperado, e o príncipe observou cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anunciou o resultado e indicou a filha da velha senhora como sua futura esposa.

As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado.

Então, calmamente, o príncipe esclareceu:

- Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz: a flor da honestidade. Pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.

A ENCHENTE

Certa vez houve uma enchente que arrasou toda uma
cidade. O nível da água subira tanto que os moradores
começaram a abandonar suas casas, utilizando botes e
canoas para isso.

Um homem que dizia acreditar muito em Deus subiu no
telhado de sua casa e ficou lá, esperando a enchente
acabar.

Enquanto ele esperava, passaram um vizinhos numa canoa
que lhe disseram:

- Vamos, depressa, venha conosco, se não você vai
morrer!

E ele respondeu:

- Não! Deus me salvará!

O nível da água subiu mais um pouco, alcançou a altura
do telhado em que estava o homem.

Eis que passou uma outra canoa em que muitas pessoas
gritavam:

- Venha rápido! Você vai morrer!

E ele novamente respondeu:

- Não! Deus me salvará!

A água já estava cobrindo o telhado quando passou um
helicóptero que tentava resgatar vítimas.

O helicóptero ficou parado sobre a casa e uma corda foi lançada para
resgatar o homem. Alguém no helicóptero gritou:

- Rápido! Segure a corda para que possamos salvá-lo!

Mas novamente o homem respondeu:

- Não! Deus me salvará!

Por fim, o homem morreu afogado, levado pelas águas da
enchente. E foi para o Céu.

Ao chegar no Céu, ele se encontrou com Deus e disse:

- Oh! Deus, eu acreditava tanto em Você! Por que Você
não me salvou?

E Deus respondeu:

- O quê? Você nem imagina como foi difícil arrumar duas
canoas e um helicóptero para tentar salvar você...

Como na história, inúmeras "canoas" passam por nós,
tentando "salvar-nos". Ou porque não as percebemos, ou
porque esperamos que a solução de nossos problemas
venha por outros caminhos, acabamos perdendo-as, e com
elas se vão nossas chances de dias melhores...

Que Jesus te abençoe e te guarde para sempre...
Um abraço fraterno..

Bolachas

Era uma vez uma moça que estava à espera de seu vôo, na sala de embarque de um grande aeroporto.
Como ela deveria esperar por muitas horas pelo seu vôo, resolveu comprar um livro para matar o tempo. Comprou, também, um pacote de bolachas. Sentou-se numa poltrona, na sala VIP do aeroporto, para que pudesse descansar e ler em paz. Ao seu lado sentou-se um homem. Quando ela pegou a primeira bolacha, o homem também pegou uma. Ela se sentiu indignada, mas não disse nada. Apenas
pensou:

- "Mas que cara de pau !Se eu estivesse mais disposta, lhe daria um soco no
olho para que ele nunca mais esquecesse !!! "

A cada bolacha que ela pegava, o homem também pegava uma. Aquilo a deixava
tão indignada que não conseguia nem reagir. Quando restava apenas uma
bolacha, ela pensou:

- "O que será que este abusado vai fazer agora?"

Então o homem dividiu a última bolacha ao meio, deixando a outra metade para
ela.

Ah!!! Aquilo era demais !!! Ela estava bufando de raiva ! Então, ela pegou o
seu livro e as suas coisas e se dirigiu ao local de embarque. Quando ela se
sentou, confortavelmente, numa poltrona já no interior do avião olhou dentro
da bolsa para pegar uma bala, e, para sua surpresa, pacote de bolachas
estava lá... ainda intacto, fechadinho !!! Ela sentiu tanta vergonha! Só
então ela percebeu que a errada era ela sempre tão distraída! Ela havia se
esquecido que suas bolachas estavam guardadas, dentro da sua bolsa.... O
homem havia dividido as bolachas dele sem se sentir indignado, nervoso ou
revoltado, enquanto
ela tinha ficado muito transtornada, pensando estar dividindo as dela com
ele. E já não havia mais tempo para se explicar...nem para pedir desculpas!

Quantas vezes, em nossa vida, nós é que estamos comendo as bolachas dos
outros, e não temos a consciência disto?
Antes de concluir, observe melhor! Talvez as coisas não sejam exatamente
como você pensa! Não pense o que não sabe sobre as pessoas.

" Existem quatro coisas na vida que não se recuperam:
- a pedra, depois de atirada;
- a palavra, depois de proferida;
- a ocasião, depois de perdida
- e o tempo, depois de passado ".

Obrigado Senhor,

Pelos meus braços perfeitos,
Quando há tantos mutilados;
Pelos meus olhos perfeitos,
Quando há tantos sem luz;
Pela minha voz que canta,
Quando tantas emudecem;
Pelas minhas mãos que trabalham,
Quando tantas mendingam.
É Maravilhoso Senhor,
Ter um lar para voltar,
Quando há tantos que não tem onde ir;
Sorrir,
Quando há tantos que choram;
Amar,
Quando há tantos que odeiam;
Sonhar,
Quando há tantos que se revolvem em pesadelos;
Viver,
Quando há tantos que morrem antes de nascer;
Sobretudo, ter pouco a pedir,
E tanto a agradecer.
 O ÚNICO VESTIBULAR QUE PODE MUDAR A SUA VIDA.
Informações:
Inscrições: Gratuitas ( não importa quem você é, você já está inscrito desde que foi gerado).
Preço da matrícula: A Vida. *
Relação C/V: Uma vaga especialmente para você.
Observações: Este vestibular não é anual/semestral, só Deus sabe quando você terá oportunidade de faze-lo, ou se o fará de novo. Este é o vestibular da única universidade em que você é o aluno do berço a sepultura, a escola da vida.
TESTE
Este teste é para saber se você tem sido um bom aluno da vida:
1) Que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
a) Terá experimentado do que a vida tem de melhor.
b) Terá ganhado muito dinheiro.
c) Terá alguns amigos.
d) Terá vivido muitos anos.
e) De nada adiantará passar oitenta anos de vida aqui na terra, e perder uma eternidade depois. E tem mais, viver oitenta anos de acordo com que diz na Bíblia garante uma vida plena em todas as áreas, Deus garante que sua vida será cheia de vitórias; Ele é o que a vida oferece de melhor, ele te sustentará, será teu melhor e verdadeiro amigo e você viverá tantos anos quantos ele tiver preparando e esses serão os melhores anos de toda sua vida!
Para passar nessa prova você só precisa aceitar JESUS como Senhor da sua vida...” E não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos”( Atos 4:12)
GARANTA JÁ A SUA APROVAÇÃO
(* A sua matrícula já foi paga por JESUS CRISTO
)





Pára-quedas

Um avião estava prestes a cair. Havia 5 passageiros a bordo e apenas 4
mochilas de páraquedas que só davam para 4 pessoas.

O primeiro passageiro disse: "Eu sou Kobe Bryant, o melhor jogador de
basketball da NBA, os Lakers precisam de mim e não posso morrer".
Então ele levou a primeira mochila e saltou do avião.

O segundo passageiro, Hillary Clinton, disse: "Eu sou a mulher do
ex-presidente dos Estados Unidos, sou a mulher mais ambiciosa do mundo,
senadora de Nova Iorque e uma potencial presidente dos Estados Unidos no
futuro". Ela levou a segunda mochila e saltou do avião.

O terceiro passageiro, George W. Bush, disse: "Eu sou o presidente dos
Estados Unidos da América, e tenho a grande responsabilidade de ser líder de
uma superpotência. Acima de tudo sou o presidente mais inteligente da
história da América e, portanto, o povo Americano não me deixa morrer". Ele
põe a mochila que estava perto dele e salta do avião.

O quarto passageiro, o Papa, diz para o quinto passageiro, que era um
menino de 10 anos: "Eu sou velho e não me resta muito tempo de vida, como
católico eu sacrifico a minha vida e deixo-te levar o último páraquedas.".



Eu fiz diferença
Esta é a história de um escritor que morava numa praia tranquila, junto a uma colônia de pescadores.

Todas as manhãs, ele passeava à beira-mar para buscar inspiração, e, à tarde, ficava em casa escrevendo.

Um dia, caminhando pela praia, viu um vulto que parecia dançar.

Ele foi ao encontro desse vulto e ao aproximar-se, encontrou um menino pegando as estrelas-do-mar da areia e jogando-as, uma por uma, de volta ao oceano

Porque está fazendo isso? - perguntou o escritor.

Você não vê? - disse o garoto - A maré está baixa e o sol muito quente. Elas secarão com o calor, vão morrer se ficarem aqui.

Meu jovem, exitem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas por elas. Você joga umas poucas de volta ao oceano . . .Que diferença isso faz? - indagou o escritor.

O jovem pegou mais uma estrela da areia, jogou-a no mar, olhou dentro dos olhos do escritor e disse:

-Para essa . . .eu fiz diferença.


Não importa se o que estamos fazendo vai resolver todos os problemas do mundo. O que interessa é que estejamos fazendo sempre o nosso melhor. Isto é fazer diferença.
Deus preferiu contar com você.

Só Deus pode criar
Mas você pode valorizar o que Ele criou
Só Deus pode dar a vida
Mas você pode transmiti-la e respeitá-la
Só Deus pode dar a fé
Mas você pode dar o seu testemunho
Só Deus pode dar a paz
Mas você pode semear a união
Só Deus pode dar a força
Mas você pode apoiar quem desanimou
Só Deus pode infundir esperança
Mas você pode restituir a confiança ao irmão
Só Deus pode dar o amor
Mas você pode ensinar seu irmão a amar
Só Deus pode dar a alegria
Mas você pode sorrir a todos
Só Deus é o caminho
Mas você pode indicá-lo aos outros
Só Deus é a luz
Mas você pode fazê-la brilhar
Só Deus é a vida
Mas você pode dar aos outros a alegria de viver
Só Deus pode fazer o impossível
Mas você sempre poderá fazer o que é possível
Só Deus pode fazer milagres
Mas você pode fazer sacrifício
Só Deus pode fazer a semente do bem germinar
Mas você pode plantá-la no coração humano
Só Deus se basta a si mesmo
Mas Ele preferiu contar com você!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário