Quem sou eu

Minha foto
Lagoa Grande, Minas Gerais, Brazil
"Ser catequista é ser jardineiro de gente”. Catequizar, portanto, é isso, cuidar da planta da fé que nasce do jardim de Deus, cujos jardineiros somos nós catequistas, pais, sociedade e Pároco. Catequizar é uma arte... seja você um artista!

sábado, 4 de junho de 2011

FAMÍLIA

A Importância da Família em Nossa Vida


A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade. Uma boa educação dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais, características do período de amadurecimento. A ausência familiar gera graves conseqüências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades.
Afinal, tem coisa melhor no mundo que chegar em casa e ter alguém te esperando?
Alguém preocupado com você, perguntando sobre o seu dia, suas dificuldades, suas perdas e suas vitórias?
Alguém sempre disposto, com um ombro amigo, pronto para te ouvir, te abraçar?

O sentido da vida

         A história aconteceu num país longínquo, muitos séculos atrás. Pressentindo o seu fim, o rei chamou seus súditos pedindo que respondessem as três perguntas fundamentais. Seria premiado com fortuna e honrarias quem melhor respondesse as três perguntas:

         1 - Qual é o lugar mais importante do mundo?

         2 - Qual é a tarefa mais importante do mundo?

         3 - Quem é o homem mais importante do mundo?

         Sábios e ignorantes, ricos e pobres, crianças e jovens, adultos e idosos, desfilaram, tentando responder as três perguntas. Para o desconsolo do rei, nenhuma resposta satisfez plenamente.

         Restava um único homem, em todo o território, que se recusava a falar. Ele guardava silêncio e distância, porque não lhe interessavam honrarias e fortunas. Era um ancião com fama de sábio. Emissários do rei foram enviados a ele para colher a sua opinião. E, do alto da sua sabedoria o velho falou:

         - O lugar mais importante do mundo é aquele que você está.

         - A tarefa mais importante não é aquela que você desejaria executar, mas aquela que você deve fazer.

         - E o homem mais importante do mundo é aquele que precisa de você, porque é ele que lhe possibilita exercitar a mais bela das virtudes: a caridade.

         O rei bateu palmas, agradecido e feliz. Encontrara, afinal um sentido, para sua vida, uma razão de ser para seus últimos dias de existência.

         Quanta sabedoria em três breves respostas. O lugar onde moro, vivo, cresço, trabalho e atuo é o mais importante do mundo. Lá devo ser útil, prestimoso e amigo.

         A tarefa mais importante... Talvez o seu e o meu trabalho não sejam os mais agradáveis e bem remunerados do mundo. Cabe-nos exercê-lo com seriedade e amor, buscando cumprir nosso dever. Se não temos sempre o que amamos, devemos amar o que temos. A mínima tarefa é importante. Se nós falharmos, se nós nos omitirmos, ninguém executará a missão em nosso lugar. E ficará um vazio no mundo e na história.

         Tudo passa, tudo envelhece e morre. Só não passa a bondade que você planta, o amor que você reparte, a alegria que você irradia. É por isso que o outro é tão importante em nossa existência, em nossa vida diária.

         Para a flor, o essencial não é o jardim, o vaso da sala, o canteiro, o local onde se encontra. O importante é que ela floresça, perfumando caminhos e alegrando corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário