Quem sou eu

Minha foto
Lagoa Grande, Minas Gerais, Brazil
"Ser catequista é ser jardineiro de gente”. Catequizar, portanto, é isso, cuidar da planta da fé que nasce do jardim de Deus, cujos jardineiros somos nós catequistas, pais, sociedade e Pároco. Catequizar é uma arte... seja você um artista!

sábado, 4 de junho de 2011

CREDO COMENTADO

                              Meditando o Credo – Profissão de fé Católica

Creio em Deus Pai todo poderoso
> A fé em Deus nos leva a voltar só para Ele como nossa primeira origem e nosso fim último, e a nada preferir a Ele e nem substituí-lo por nada. Seu próprio ser é Verdade e Amor. Se não cremos que o amor de Deus é todo-poderoso, como crer que o Pai pôde os criar, o Filho, remir-nos, o Espírito, santificar-nos?

criador do céu e da terra
> Deus criou todas as coisas, homem e mulher. O homem foi feito senhor do mundo, mas EM DEUS. Ao desobedecer a Deus, vivendo livremente e separando-se do CRIADOR, (pecado original), Adão e Eva abrem as portas do mundo à morte (separação de Deus).

> A morte não estava no plano inicial. A aliança de fidelidade entre os homens e Deus foi assim rompida. Em Jesus, resgata-se a Aliança e cumprem-se as promessas de Deus de nos enviar o Salvador. Adão e Eva x Jesus e Maria.

> Os primeiros povoaram a Terra, os segundo repovoaram no AMOR DE DEUS restabelecendo a aliança e compromisso.

e em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor,
> O nome de Jesus significa “Deus que salva”. A criança nascida da Virgem Maria é chamada “Jesus”, pois Ele salvará Seu povo de seus pecados” (Mt 1,21): “Não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12).

que foi concebido pelo poder do Espírito Santo
> Deus, apesar de seu poder, só enviou seu filho mediante ao consentimento de Maria. (citar passagens: ressurreição de Lázaro, bodas de cana, filha de centurião, paralítico.) Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na unidade de sua Pessoa Divina: por isso Ele é o único mediador entre Deus e os homens.

nasceu da Virgem Maria
> Maria foi escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus, Virgem antes e depois, aceitou com seu SIM a vontade de DEUS PAI em todos os instantes. Por não ter sido concebida com a mancha do pecado original, Maria não passa pela Morte e é levada em Corpo e Alma aos céus: Festa da Assunção.

padeceu sob Pôncio Pilatos , foi crucificado, morto e sepultado,
> A voz do povo é a voz de Deus? Jesus realizou atos – como o perdão dos pecados – que o manifestaram como próprio Deus Salvador. Alguns judeus, não reconhecendo o Deus feito homem e vendo nele “um homem que se faz Deus”, julgaram-no blasfemo. Você gritaria para libertar Barrabás ou Jesus?

> Nossa salvação deriva da iniciativa de amor de Deus para conosco, pois “foi Ele quem nos amou e enviou seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados” (1JO 4,10). “Foi Deus que em Cristo reconciliou o mundo consigo” (2COR 5,19)

desceu a mansão dos mortos
> Cristo passou pela morte – apesar de não ter a mancha do pecado – por livre entrega e aceitação às vontades do Pai e para que fossem cumpridas as escrituras/promessas de Deus Pai. Bem-aventurados os que crêem sem acreditar, muitos só crêem quando podem ver.

ressuscitou ao terceiro dia,
> Jesus havia dito que reconstruiria o templo em três dias, era o templo de SEU CORPO. Mesmo vivendo com Ele, Judas o traiu e Tomé não acreditou na ressurreição. Este teve que ver para crer (evangelho do domingo passado). Será que você é igual a Tomé?

subiu aos céus, está sentado a direita de Deus Pai todo poderoso /// de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
> Tendo entrado uma vez por todas no santuário do céu, Jesus Cristo intercede sem cessar por nós como mediador que nos garante permanentemente a efusão do Espírito Santo.

> O que é a Parusia? É a vinda Gloriosa de Jesus, que vem ao lado dos eleitos, resgatarem SEU POVO. Será que somos povo eleito e temos caminhado conforme a vontade de Deus Pai?Qual será o tempo necessário para plantar em meu coração a semente que me salvará? Até quando esperar?

Creio no Espírito Santo,
> por meio dele é que tudo acontece (Mt 1,23). O mar é Deus, o barco sou eu, EM CRISTO, e o vento que sopra e me faz movimentar é o Espírito Santo. Por meio do Espírito é que as coisas se realizam.

na Santa Igreja Católica,
> A palavra Igreja significa “convocação”. Designa a assembléia daqueles que a Palavra de Deus convoca para formarem o Povo de Deus e que, alimentados pelo Corpo de Cristo, se tornam Corpo de Cristo.

> A Igreja é ao mesmo tempo visível e espiritual, sociedade hierárquica e Corpo Místico de Cristo. Ela é uma, formada de um elemento humano e um elemento divino. Somente a fé pode acolher este mistério.

> A igreja é no mundo presente o sacramento da salvação, o sinal e o instrumento da comunhão de Deus e dos homens.

na comunhão dos Santos, 
> A igreja é a comunhão das “Coisas Santas”, primeiramente a Eucaristia que realiza a unidade nos fiéis, em Cristo, formando um só corpo.

> Comunhão dos fiéis, da igreja orante.

na remissão dos pecados,
> Jesus deu a Pedro as ‘chaves’ do céu, tendo o direito de ligar aos céus ou à terra (Mt 16, 19). O que Pedro e os demais apóstolos ligassem aos céus, Jesus confirmaria.

> O pecado é aquilo que desconecta o homem do Criador. Os apóstolos – do qual o clero hoje assume a função e descendência ao renunciarem suas vidas e seguir o Cristo – são quem têm o poder de desligar ou ligar aos céus (Sacramento da Confissão).

> Referência: Jô 20, 22-23

na ressurreição da carne                                                

> Esta parte influi diretamente num princípio muito divulgado por novelas e livros que é a Reencarnação. Jesus, tal como Lázaro e uma viúva (referência At 9, 36-43) voltaram à vida no mesmo corpo, o que implica e nega a proposta espírita de reencarnar.


> Ressurreição implica em volta gloriosa com Jesus e com o mesmo corpo. Reencarnar pressupõe voltar em corpo diferente (em algumas linhas a reencarnação pode ser até em animais ou plantas). Jesus nos mostrou que ‘reencarnação’ é um conceito errôneo e impossível.

na vida eterna.
> Para que haja vida eterna, mais uma vez a ‘reencarnação’ se mostra fantasiosa. Isso porque ao morrermos e passarmos pelo Juízo Particular e Juízo Final, estaremos com Jesus no descanso dos eleitos; experimentando a Glória de Deus para sempre. Analisemos, se todos que morreram tiverem que voltar, o Paraíso ficaria vazio? Certamente que não, mostra-se a ressurreição como o único conceito possível e real.

> Jesus morreu na Cruz e Ressuscitou nos garantindo a vida eterna. O problema é que ao olharmos as coisas de Deus com os olhos do homem, muitas vezes pensamos: “não será a vida eterna tempo de mais?”. No evangelho, Jesus mesmo adverte: “A Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus”. Não devemos confundir o divino com o humano, até porque corremos o risco de reduzir a importância e o poder do Pai.

>Bom, se quando estamos fazendo algo que gostamos muito não queremos deixar de fazer, estar em companhia d’Aquele que é o motivo de nossas vidas, a Razão, a Alegria e a Felicidade seria ruim?

Amém.
> Confirma a primeira palavra do CREDO que é “eu creio”. Significa “que assim seja”.

3 comentários: