Quem sou eu

Minha foto
Lagoa Grande, Minas Gerais, Brazil
"Ser catequista é ser jardineiro de gente”. Catequizar, portanto, é isso, cuidar da planta da fé que nasce do jardim de Deus, cujos jardineiros somos nós catequistas, pais, sociedade e Pároco. Catequizar é uma arte... seja você um artista!

sábado, 21 de maio de 2011

SACRAMENTO DA CRISMA 2

Crisma
Crisma é, pois, o sacramento pelo qual o Pai, por meio de Jesus, lhe comunica o Espírito Santo e seus dons. Para quem não tem fé, é impossível crer uma coisa dessas. Entretanto, é isto o que acontece. A imposição das mãos do bispo e a unção com o óleo significam que o Espírito Santo “desce” sobre você e toma conta de todo o seu ser, da mesma forma como o óleo, aos poucos, penetra a pedra mais dura. Por sua vez, a cruz traçada em sua testa significa que você pertence a Cristo: é Ele que lhe comunica o Espírito Santo. Por isso, a Crisma é o sacramento que faz do cristão uma pessoa consciente de que, pelo Batismo, se tornou filho/a de Deus, pertence ao Cristo que o redimiu do pecado e se deixa guiar pelo Espírito Santo.
A Crisma não é um complemento do Batismo, como se o Batismo sozinho não tivesse sido completo; mas está intimamente ligada a ele, pois ela potencializa, fortalece e estimula a vida divina recebida no Batismo. Sintetizando os efeitos do sacramento da Crisma: ela torna você de modo mais pleno filho/a de Deus; une-o de forma mais intensa a Cristo; aperfeiçoa os laços que o unem com a Igreja; dá-lhe a força do Espírito Santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação, para testemunhar com coragem o nome de Cristo e nunca ter vergonha do Evangelho.
Em outras palavras, a Crisma lhe comunica o Espírito Santo e seus dons para que você se torne semelhante a Jesus, o Ungido de Deus, que é profeta, sacerdote e rei. Quem recebeu a Crisma deve ser profeta para anunciar a Palavra de Deus, sacerdote para oferecer o culto espiritual a Deus e rei para testemunhar Cristo e implantar seu Reino em toda parte. Esta é maneira pela qual Jesus cumpre sua repetida promessa de enviar aos seus discípulos/as o Espírito Santo: você pode conferir esta bela promessa e sua realização em João 16,7-15; 20,22 e nos Atos dos Apóstolos 2,1-4; 8,15-17.
A Crisma produz ainda outro efeito que é chamado “caráter”; é como a “marca” de Cristo, sinal de que você pertence a Jesus. O caráter é “indelével”, isto é, nada, nem o pecado mortal, o apaga. São Paulo escreve aos Coríntios: “Deus nos marcou com o seu selo e deu aos nossos corações o penhor do Espírito” (2 Coríntios, 1,21). E aos Efésios: “Fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido” (Efésios 1,13). Veja também 1 João 2,20.27. Daí ser fundamental que nunca desapareça de dentro de você a consciência de pertencer a Jesus em tudo e por tudo.
A presença do Espírito Santo traz consigo o que costumamos chamar de “dons”, os “sete dons”. Presente em você, o Espírito Santo age em todas as suas faculdades: inteligência, vontade, liberdade... A ação santificadora do Espírito se adapta às suas necessidades de cada momento; daí os dons receberem nomes diversos; no fundo, porém, é sempre o mesmo Espírito Santo que age em você a fim de que se torne sempre mais semelhante a Jesus e viva de acordo com o Evangelho.
Vale a pena especificar esses sete dons e observar como cada um produz efeitos específicos. A Sabedoria ajuda você a “saborear” as coisas de Deus, isto é, a olhar tudo e todos com olhar divino, a viver de acordo com o Evangelho, a não se deixar conduzir só pela dimensão humana da vida e das coisas. A Inteligência lhe faz “compreender” a Palavra de Deus e as coisas de Deus; sem essa compreensão, não é possível “saborear” as coisas de Deus. O Conselho o orienta a “discernir”, à luz da fé e da Palavra de Deus, o que está de acordo com Deus e o que é contrário a Ele. A Fortaleza, como a palavra diz, o “fortalece” para estar pronto a seguir Jesus Cristo, a dar testemunho corajoso do Evangelho, a difundir o Reino de Deus no ambiente em que vive e a combater contra o mal que tenta tomar conta do seu coração. A Ciência lhe proporciona maior “conhecimento” dos mistérios da fé e do caminho da vida cristã. A Piedade o leva a viver o “amor filial” para com o Pai do céu (piedade = em latim se diz “píetas” e significa amor dos filhos para com os pais). Finalmente, o Temor de Deus ajuda você a “respeitar” a Deus, temendo amorosamente violar seus Mandamentos e ofendê-lo.Como você percebe, junto com a vida divina que lhe foi comunicada no Batismo, os dons do Espírito Santo santificam e fortalecem sua inteligência e sua vontade – toda a sua pessoa – para que você possa viver realmente como filho/a de Deus e produzir os “frutos do Espírito”.
Você pode perguntar: o que são os frutos do Espírito Santo? O cristão é comparado a uma árvore: Jesus disse que “toda árvore boa produz frutos bons e toda árvore má produz maus frutos” (Mateus 7,17). Ora, o crismado que procura ser uma boa “árvore”, produzirá os frutos do Espírito. São Paulo fala deles escrevendo aos Gálatas. Diz: “Deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne, pois são contrários uns aos outros... As obras da carne são estas: fornicação, impureza libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódios, ambição, discórdia, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes... Ao contrário, os frutos do Espírito são caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (Gálatas 5,16-17.19-23).
É fácil ver que a Crisma compromete seriamente você com Jesus e a Igreja. Você deve ser consciente de sua responsabilidade como discípulo/a de Jesus. Por isso, precisa esforçar-se para dar testemunho do Evangelho e do próprio Jesus Cristo. Além disso, deve também ser consciente de que a Crisma o empenha mais intensamente no cumprimento da missão da Igreja, isto é, de evangelizar e transformar a sociedade e o mundo. No seu “projeto de vida cristã” que lhe sugeri ao tratar do Batismo inclua a bela a radiosa realidade divina do Espírito Santo que lhe foi dado pelo sacramento da Crisma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário