Quem sou eu

Minha foto
Lagoa Grande, Minas Gerais, Brazil
"Ser catequista é ser jardineiro de gente”. Catequizar, portanto, é isso, cuidar da planta da fé que nasce do jardim de Deus, cujos jardineiros somos nós catequistas, pais, sociedade e Pároco. Catequizar é uma arte... seja você um artista!

sábado, 21 de maio de 2011

PRIMEIRA IGREJA DE LAGOA GRANDE E HISTÓRICO



Mostrando postagens mais recentes com o marcador HISTÓRICO DE LAGOA GRANDE. Mostrar postagens mais antigas
Mostrando postagens mais recentes com o marcador HISTÓRICO DE LAGOA GRANDE. Mostrar postagens mais antigas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

                                       HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE LAGOA GRANDE
O município de Lagoa Grande surgiu da religiosidade do seu povo. Em um local chamado Barreiro do Campo, os habitantes que por ali residiam, construíram um cruzeiro e um rancho de palhas, nas proximidades de uma lagoa habitada por garças, saracuras, paturis, peixes e outras belezas naturais, rodeada de fazendas, deram o nome à localidade.

Aos domingos, as pessoas reuniam-se ao redor da cruz para rezar as domingas, que consistia na reza do terço ao meio-dia com leilões, cuja renda já tinha como fim, a construção de uma capela, a qual foi edificada de pau-a-pique por volta do ano de 1942 e mais tarde foi substituída por uma igreja de alvenaria e coberta por telha, com a frente voltada para a lagoa. Esta construção durou aproximadamente 40 anos e no mesmo local, foi construída outra, com mais comodidades e ainda existente e utilizada até hoje para as celebrações católicas, sendo esta, voltada para a avenida pública principal, a Santos Dumont.

Com o passar do tempo, várias casas foram construídas para abrigar aqueles que chegavam seguindo as suas necessidade e interesses e o município foi expandindo e a principal fonte de renda dos seus moradores baseava-se na criação de porcos, gado, produção de leite em pequena escala, o qual era utilizado na fabricação de queijos artesanais. A agricultura era tipicamente familiar e os principais produtos cultivados era o milho, arroz, feijão, mandioca e cana-de-açúcar caracterizando-se basicamente como agricultura de subsistência. A cana-de-açúcar era utilizada na fabricação da rapadura que era utilizada em substituição ao açúcar e todo este processo era realizado nos engenhos existente nas próprias fazendas.

O lugarejo necessitava de uma escola, para seu maior crescimento e para o desenvolvimento intelectual das crianças da região e assim, um grupo de voluntários se uniu e construiu uma escola com duas salas de assoalho e logo após, foi levantada a base de uma nova escola, mas os recursos da população foram insuficientes, e a escola ficou inacabada por um certo tempo.

O desenvolvimento do município nos primeiros anos foi lento. Foram aproximadamente 10 anos de estagnação. O fato que fez com que a localidade reagisse, foi a criação da escola pública em 1º de Março de 1944, denominada Padre Anchieta, pois a partir daí, muitos fazendeiros mudaram-se com suas famílias para oferecer estudos aos seus filhos, e em 1º Julho de 1949, a Escola Municipal foi transferida para o estado com o nome de “Escolas Combinadas Santa Terezinha”, mas a sua instalação somente se consolidou no dia 02 de Fevereiro de 1952, com a cessão de um prédio construído pela Prefeitura Municipal de Presidente Olegário.

O Distrito de Lagoa Grande foi criado pela lei 6769. de 13 de Maio de 1976, e solenemente instalado em 13 de Novembro de 1977. Assim, a localidade foi se expandindo e organizando e vários serviços se instalam para atender as necessidades da população como COOPASA. CEMIG, CTBC e Policia Militar, além de serviços básicos de saúde.

Devido ao aumento populacional considerável do Distrito de Lagoa Grande, apresentando o desenvolvimento mais acentuado todos aqueles que pertenciam ao município de Presidente Olegário, conseguiu-se então a emancipação política e administrativa no dia 27 de abril de 1993, que trouxe melhorias consideráveis na vida da comunidade..

Com o aumento da população local, aliado à chegada de outros habitantes através dos assentamentos agrários, vários serviços e oportunidades foram surgindo. Sua economia elevou-se, o comércio se expandiu e o nível de escolaridade continua elevando-se.

Após a ligação asfáltica do município à MG 410
, o desenvolvimento tornou-se significativo, as facilidades são cada vez evidentes e a história continua...

Um comentário: